Regadio

Agricultores de Alqueva vão ter água mais barata

EDIA disponibiliza água para abeberamento de gado e rega de emergência

O preço da água do regadio de Alqueva vai baixar. De acordo com uma nota enviada às redações pelo Ministério da Agricultura, a diminuição dos preços da água é uma resposta a uma reivindicação dos agricultores nacionais. Como refere o ministro da Agricultura, Capoulas Santos, um dos objetivos desta medida passa por apoiar os produtores no aumento dos seus rendimentos através da redução de custos.

Segundo Capoulas Santos, pretende-se assim atingir um “aumento do rendimento dos agricultores reduzindo os custos de um dos mais importantes fatores de produção, a água”. Para o Ministro, trata-se de “criar melhores condições de competitividade para as culturas de regadio no Alqueva, dando continuidade à trajetória ascendente das exportações, procurando reduzir importações e atingir o equilíbrio da balança comercial do setor, em valor, no horizonte de 5 anos” e também de “equilibrar as condições de concorrência entre os agricultores dos diversos blocos abastecidos por Alqueva”.

Os preços da água vão baixar entre 20 a 33% dependendo das características do fornecimento e foram já fixados pelo ministério.

Consulte as tabelas divulgadas pelo ministério da Agricultura abaixo.

tabela 1 tabela 2