AGROIN 2016 FOI ASSIM…

 

A 3ª edição do AgroIN levou ao Centro de Congressos do Estoril perto de 500 agentes do setor, para um dia de discussões e networking, desta vez com a ‘eficiência’ na mira.

Energia, energia, energia e… água estiveram no centro das apresentações e debates do AgroIN, evento organizado pela Vida Rural e nesta edição centrado no tema “Gerir para a Eficiência”. O peso da energia nos custos e nas preocupações agricultores foi evidente, mas muitas soluções viáveis foram apresentadas.

Ficou também a saber-se como é que a Agricultura de Precisão e os novos robots agrícolas podem ajudar os agricultores a serem mais eficientes. Ouviram-se casos práticos de agricultura eficiente, apresentados na primeira pessoa, como da Horticilha (do grupo RAR/Vitacress) e da Primores do Oeste.

A floresta não foi esquecida, com a participação do CEO da The Navigator Company e também numa apresentação que mostrou como os drones podem ajudar na sua caracterização e manutenção. E novas áreas de investigação aplicadas ao setor agrícola, como a da optoelectrónica, marcaram igualmente presença.

Na mesa redonda inicial, Alfredo Cunham Sendim (da Herdade do Freixo do Meio), Jorge Soares (da Campotec), Nuno Pereira (da Vitacress Portugal), João Cortez de Lobão (da Herdade Maria da Guarda) e Diogo da Silveira (da The Navigator Company) falaram dos casos das suas explorações/empresas apresentando exemplos de “gestão eficiente numa exploração agrícola”.

No frente a frente sobre a eficiência do uso da energia na agricultura, Joaquim Pedro Torres, da Valinvest, trocou argumentos com Sofia Tavares, da EDP. No final ficámos a saber que a empresa de energia está disposta a negociar com o setor para encontrar as melhores soluções que sirvam os produtores.

Continuando a falar de energia, desta vez das alternativas que podem ser produzidas nas explorações, na mesa redonda moderada por Pedro Atalaya (produtor e diretor da ANPOC), Pedro Minderico (suinicultor), falou da produção de biogás, Gustavo Caetano (da Quinta da Alorna), da produção de energia fotovoltaica, e Rui Igreja (da ACHAR), da produção de biomassa, enquanto António Sá da Costa (presidente da APREN – Associação de Energias Renováveis) falou da pouca adesão à produção de energia eólica no setor agrícola.

Já depois do almoço de networking, no painel organizado pela EDIA, com moderação do seu presidente, José Pedro Salema, os convidados – Francisco Gomes da Silva (Agro.Ges), Gonçalo Morais Tristão (COTR), Pedro de Sampaio Nunes (EUREKA), Manuel Azevedo (S’mples Energia) e Duarte Caro de Sousa (Ikaros Hemera) falaram do impacto do custo da água nas explorações e das opções de produção e de compra de energia que existem no mercado.

Ricardo Braga, professor do ISA, trouxe ainda uma visão do que os agrorobots estão a fazer e podem vir a fazer ainda mais na agricultura do futuro, mas, principalmente, do que a agricultura de precisão pode contribuir já hoje nas explorações e, muitas vezes, com custos acessíveis.

Patrocinadores
Patrocinio Platinium
agroges
logo_edia
EDP
santader_agroin
Patrocinio Gold
consulai
Galp
lusosem
logo_new
grupo_opti
selectis

 

Patrocinio Silver
ADP
logo_aqua
logo_masso
mits
univex

 

Local

Centro de Congressos do Estoril

 

local

O Centro de Congressos do Estoril tem uma localização privilegiada na Costa do Estoril, a 25 km do aeroporto de Lisboa, fica a 3 minutos a pé da estação de comboios do Estoril e situa-se ao lado do Casino. O acesso de carro poderá ser feito pela A5 ou pela Avenida Marginal

Coordenadas GPS: N 38º42’25.00 W 9º23’46.00

Morada: Avenida Amaral Centro de Congressos do Estoril, 2765 Estoril

Contactos

Grupo IFE
Rua Basílio Teles, 35 1º dto.
1070-020 Lisboa
Tel.: (00 351) 210 033 800
E-mail: geral@ife.pt

Expor e Patrocinar
António Gabriel
Tel.: (00 351) 210 033 806
E-mail: agabriel@ife.pt

Inscrições/Logística
Ana Paredes
Tel.: (00 351) 210 033 824
E-mail: aparedes@ife.pt