titulo

Os empresários agrícolas trabalham diariamente para gerir um conjunto de recursos limitados com a maior eficiência possível, tendo em vista a obtenção dos melhores resultados económicos para a suas explorações.

A rentabilidade, de mão dada com a sustentabilidade, é o objetivo último dos agricultores mas… estaremos a tomar as decisões economicamente mais interessantes? Estão os agricultores a medir e controlar o real retorno da sua atividade? Há uma verdadeira cultura de controlo de gestão na agricultura portuguesa?

Para discutir estas questões, a Vida Rural convida mais uma vez o setor para um dia de reflexão e partilha sobre os fatores críticos para o sucesso em agronegócios. Investir na rentabilidade é o mote da 4ª edição do AgroIN. Para falar de gestão, de tecnologia, de parcerias, de marketing, de mercado.

E porque todos juntos sabemos mais, contamos consigo dia 20 de abril, no Centro de Congressos do Estoril, num evento onde a palavra-chave é massa crítica. Vamos a isso?

 

botão inscrição4

 

Programa

Gerir para a rentabilidade

A importância do controlo de Gestão

Do planeamento à implementação e controlo vai uma grande distância, em especial numa atividade com as especificidades da agricultura. Como garantir o cumprimento da estratégia e dos objetivos de um plano de gestão?

Especialização ou diversificação?

Os empresários agrícolas devem focar a sua atividade numa única cultura e apostar tudo num grande nível de especialização ou a monocultura é um risco a evitar num mercado em grande volatilidade? A diversificação cultural faz sentido economicamente? Qual a melhor estratégia tendo em conta o fator sustentabilidade ambiental?

Vender com rentabilidade

Marketing em agronegócios. Saber investir e medir o retorno

Investir em marketing é decisivo para explorações que apostam na criação de marcas. Mas sabemos medir o retorno deste investimento? 

Estratégias de mercado: a importância das parcerias

Nos últimos anos o número de parcerias entre diferentes atores da fileira agro disparou. Chegar ao mercado com mais volume mas também com produtos que não produzimos, mas que fazem sentido no portefólio, é uma vantagem competitiva inegável. Neste painel vamos partilhar exemplos de parcerias bem-sucedidas onde todos ganham: entre produtores, com a agroindústria e com a distribuição.

Tecnologia para rentabilidade

O desafio tecnológico na procura da eficiência

São muitas, e cada vez mais sofisticadas, as ferramentas disponíveis para tornar a agricultura mais eficiente e, consequentemente, mais rentável. A agricultura de precisão é uma poderosa aliada do empresário agrícola mas a integração de sistemas e sobretudo, a gestão da informação são decisivos nesta equação.

Gerir a energia: o novo paradigma

Nas explorações modernas a questão energética é fulcral na gestão do negócio. A eficiência energética está no ADN dos agricultores profissionais, com as renováveis a ganhar uma importância crescente nos últimos. Estamos a tirar partido de todo este potencial? Conheça os exemplos de referência no setor.

Patrocinadores
Patrocínios Gold
grupo_opti
logo_new
Patrocínios Silver
ADP
logo_aqua
logo_masso
Local

Centro de Congressos do Estoril

 

local

O Centro de Congressos do Estoril tem uma localização privilegiada na Costa do Estoril, a 25 km do aeroporto de Lisboa, fica a 3 minutos a pé da estação de comboios do Estoril e situa-se ao lado do Casino. O acesso de carro poderá ser feito pela A5 ou pela Avenida Marginal

Coordenadas GPS: N 38º42’25.00 W 9º23’46.00

Morada: Avenida Amaral Centro de Congressos do Estoril, 2765 Estoril

Contactos

Grupo IFE
Rua Basílio Teles, 35 1º dto.
1070-020 Lisboa
Tel.: (00 351) 210 033 800
E-mail: geral@ife.pt

Expor e Patrocinar
António Gabriel
Tel.: (00 351) 210 033 806
E-mail: agabriel@ife.pt

Inscrições/Logística
Ana Paredes
Tel.: (00 351) 210 033 824
E-mail: aparedes@ife.pt