Tecnologia e Máquinas Agrícolas

Acidentes com tratores fazem uma vítima mortal por semana

Acidentes com tratores fazem uma vítima mortal por semana

Em 2017, morreram 61 agricultores vítimas de acidentes com tratores agrícolas. De acordo com os mais recentes dados divulgados pela GNR, em média, ocorrem cinco mortes por mês, uma vítima mortal por semana, de acidentes com tratores.

Também por isso, a Confagri, a Associação de Desenvolvimento Integrado Vale do Távora (ADIVAT) e a Caixa de Crédito Agrícola de Vale do Távora e Douro realizam esta sexta-feira (9 de fevereiro) uma sessão de esclarecimento sobre o tema ‘Prevenção de Acidentes Agrícolas com Tratores e Máquinas Agrícolas. Formação Obrigatória’.

Esta iniciativa, que terá lugar no Auditório do Centro de Promoção Social, em Tabuaço, tem como objetivo alertar para os riscos inerentes à condução de tratores e máquinas agrícolas e ajudar a prevenir os acidentes de trabalho que resultam dessa atividade, ainda a principal causa de morte no setor.

Segundo Francisco Silva, secretário-geral da Confagri, “esta é uma fatalidade que seria evitável se a sociedade, em geral, e a comunidade agrícola, em particular, tomassem consciência desta problemática e assumissem o compromisso de mudar comportamentos, adotando uma atitude responsável, de forma a contribuir efetivamente para a diminuição da sinistralidade em ambiente agrícola”.