Vinha e Vinho

Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito lança vinho branco de Talha

Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito lança vinho branco de Talha

A Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito (ACVCA) lançou recentemente um vinho branco de Talha. De acordo com o produtor, o vinho ‘Vila Alva – Vinhas Centenárias’, agora lançado, é feito a partir de uvas provenientes de vinhas centenárias e resulta de um processo de vinificação utilizado pelos romanos.

De acordo com José Miguel Almeida, presidente da Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito, “é na freguesia de Alva, no concelho de Cuba, que se encontram as vinhas mais antigas desta zona do país, muitas delas plantadas em datas anteriores a 1930. Vinhas muito antigas com produções reduzidas, mas cujos cachos têm uma refinada qualidade, que deram origem a um vinho de um nível único em Portugal.”

Já o enólogo da ACVCA, Luís Morgado Leão, refere que “o Vila Alva foi feito a partir de uvas de vinhas centenárias, que produzem cachos mais concentrados, complexos em aromas e sabores. É por isso que o Vila Alva é um vinho único, intenso e cheio de personalidade. Produzimos nas nossas talhas um vinho totalmente diferente daqueles que a Adega produz regularmente.”