Fitossanidade

ADP Fertilizantes lança novo adubo azotado

ADP Fertilizantes lança novo adubo azotado

A ADP Fertilizantes acaba de colocar no mercado um novo adubo azotado de cobertura com azoto nítrico e amoniacal, enxofre, cálcio e boro – o ADP Nergetic Dunamic S+ (DS+).

Numa nota enviada às redações, António Santana Fernandes, Diretor Comercial da ADP Fertilizantes, refere que “há uma forte tendência de crescimento de procura de produtos azotados protegidos e combinados com enxofre e que a ADP Fertilizantes deseja ocupar parte significativa deste mercado”.

Já o responsável pelo Departamento de Investigação e Desenvolvimento da ADP Fertilizantes, João Castro Pinto, destaca como características deste novo adubo “a tecnologia de granulação e a tecnologia C-PRO, baseada num polímero biodegradável com propriedades hidrofílicas, que regula a libertação de todos os nutrientes, permitindo a sua absorção pelas plantas e evitando perdas, em especial por lixiviação.”

A empresa diz ainda que “o aspeto mais emergente relativamente ao azoto é a necessidade de aumentar a sua eficiência de utilização, em resultado das elevadas perdas existentes, e para tal, a importância do uso de tecnologias de proteção no fabrico dos adubos. Relativamente ao enxofre a questão atual é o aumento da frequência de carências de enxofre nas culturas, em consequência da diminuição da disponibilidade deste nutriente no solo, sendo crescente a necessidade de fertilizar com enxofre. Por fim destacou a acentuada sinergia entre o azoto e o enxofre. Este nutriente potencia o efeito do azoto sobre o aumento de produção das culturas.”