Agroindústria

Azeites do Alentejo apostam no Canadá para crescer

Azeites do Alentejo apostam no Canadá para crescer

O Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo (CEPAAL) vai estar entre os dias 2 e 5 de maio no SIAL, no Canadá, a promover várias ações de provas, degustações e um jantar de harmonização com a assinatura da chef Helena Loureiro.

De acordo com os produtores associados do CEPAAL, o Canadá é um dos mercados estratégicos para exportação dos azeites do Alentejo. Em 2017, segundo dados do INE, Portugal exportou 1,8 milhões de euros de azeite para aquele país, o que equivale a 0,4% do total das exportações portuguesas de azeite.

Com esta iniciativa de promoção, o CEPAAL pretende reforçar a estratégia de promoção externa e dar a conhecer o azeite do Alentejo e as empresas produtoras. “A intenção é contribuir para o aumento das exportações, dar visibilidade coletiva a este produto, dinamizar a economia da região e conferir maior competitividade ao setor. O projeto é cofinanciado pelo Alentejo 2020, no âmbito do Programa Operacional Regional do Alentejo. O investimento total é de 320 682 euros, dos quais 256 546 euros são provenientes do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER)”, revela ainda o Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo.