Vinha e Vinho

Enartis lança gama para estabilização tartárica dos vinhos

Enartis lança gama para estabilização tartárica dos vinhos

A Enartis, empresa do grupo ESSECO que opera no mercado dos produtos para a enologia, lançou uma gama para a estabilização tartárica e da matéria corante dos vinhos – a Zenith.

Esta gama foi autorizada no mês de outubro pela União Europeia, após aprovação da Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar (EFSA) e da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), e chega agora ao mercado com diferentes produtos para aplicação em vinhos tintos, rosados, brancos e espumantes.

“Resultado da investigação de mais de seis anos na qual colaboraram institutos e universidades internacionais de prestígio, a gama Zenith representa um ponto de rutura com a estabilização pelo frio. As propriedades do poliaspartato de potássio, um poliaminoácido produzido a partir do ácido L-aspártico, por sua vez um aminoácido naturalmente presente nas uvas, permitem que Zenith proporcione aos vinhos uma total estabilidade tartárica e da matéria corante ao longo do tempo, permite que resistam a condições térmicas adversas e impede a formação de cristais de tartarato, mantendo assim inalteradas as características organoléticas dos vinhos. De fácil utilização e aplicação imediata, a gama Zenith requer um ínfimo consumo de energia, água potável e mão-de-obra”, explica a Enartis em comunicado.

 Samuele Benelli, Business Director da Enartis International, explica que “além de garantir vinhos mais estáveis e adegas mais competitivas – benefícios evidentes para todo o setor enológico – a gama Zenith constitui um avanço em termos de sustentabilidade ambiental. Estima-se que a sua utilização vai permitir às adegas pouparem até 80% de consumo energético e de água potável, contribuindo também para a redução em cerca de 90% das emissões de gases com efeito de estufa.”