Agroindústria

Finlandeses começam a vender pão com farinha de grilo

Finlandeses começam a vender pão com farinha de grilo

Chama-se Fazer Sirkkaleipa e está a ser bem recebido pelos consumidores finlandeses. A Fazer, empresa finlandesa, começou recentemente a vender pão de insetos com grilos moídos que são depois acrescentados à farinha normal.

Markus Hellstrom, chefe da divisão de padaria do grupo Fazer, um dos maiores produtores de produtos alimentares daquele país, explica que “os finlandeses são conhecidos pela sua disposição para experimentarem coisas novas”, tendo uma “atitude muito positiva em relação aos insetos”. Também por isso, no passado dia 1 de novembro, a legislação da Finlândia foi alterada para permitir a comercialização de alimentos com insetos.

O pão com farinha de grilo que agora começou a ser comercializado “é uma boa fonte de proteína e os insetos também contêm ácidos gordos, cálcio, ferro e vitamina B12” e para já está apenas disponível em algumas cidades finlandesas, uma vez que ainda não há farinha de grilo suficiente para vender o pão a nível nacional.

A Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) tem vindo a promover a utilização de insetos como fonte de alimentação humana e têm surgido no mercado várias experiências de produtos com insetos na sua composição. Em Portugal, dois jovens de Famalicão lançaram em 2015 um projeto de criação de grilos, destinados a farinha que irá integrar alimentos processados.