Sustentabilidade

ISQ promove Agricultura Inteligente através do uso de Satélites

ISQ promove Agricultura Inteligente através do uso de Satélites

O ISQ acaba de lançar “um sistema integrado de suporte à decisão para uma agricultura sustentável que ajuda a realizar ações preventivas, integrando métodos de Observação da Terra via satélite e Data Science”, segundo divulgado em comunicado.

O objetivo é descobrir padrões e correlações em variáveis climáticas e agronómicas, que de outra forma seriam muito difíceis de detetar pela análise humana convencional ou por modelos analíticos, passando assim a ser possível agir contra problemas fitossanitários.

O projeto designa-se “InteliCROP”, está integrado na iniciativa da Agência Espacial Europeias “ESA SMALL ARTES” e é financiado pelo IPN – Instituto Pedro Nunes, com o apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia e ANACOM.

“O ISQ é o único parceiro português do projeto, sendo responsável pela criação e teste de algoritmos de inteligência artificial para analisar dados de satélite. Esta análise tem o objetivo de prever o aparecimento ou a disseminação da xylella no olival, um problema muito crítico nas culturas europeias”, explica Pedro Matias, presidente do ISQ.

O setor agrícola enfrenta vários desafios relacionados com a crescente variabilidade das condições climáticas, diretamente associadas à dinâmica do crescimento das culturas, saúde das mesmas, doenças e efeitos de pragas.

O InteliCROP “vai fornecer recursos e serviços tecnológicos para apoio à decisão com vista a uma agricultura sustentável. Isto é possível ao analisar informações e previsões sobre a produção e a saúde das culturas, com tempo de decisão adequado bem como planos de contingência”, complementa Pedro Matias.

A estrutura de suporte à decisão InteliCROP é desenvolvida integrando as capacidades dos métodos e dados de observação da terra com modelação preditiva a partir de métodos de inteligência artificial, para procurar padrões e correlações em variáveis agroclimáticas específicas, possibilitando o mapeamento de ocorrências agrícolas.

Para o desenvolvimento desta iniciativa e sua dinamização, o ISQ conta com o suporte da CONFAGRI, Herdade do Esporão e IRTA – Instituto Espanhol de Investigação e Tecnologia Agroalimentar.