Agroindústria

Lactogal baixa preço do leite na produção

leite

Os produtores de leite associados da Lactogal vão receber menos um cêntimo por litro de leite a partir de hoje. De acordo com a Aprolep este anúncio foi feito “Sem aviso e sem justificação anunciada e mais uma vez em contraciclo com o mercado europeu, onde se anuncia uma recuperação do preço”, revela a associação em comunicado de imprensa.

Os produtores revelam ainda que esta descida ocorre poucos dias após o anúncio de um resgate de contratos “em que as várias cooperativas oferecem uma compensação aos produtores que aceitem reduzir ou abandonar a produção. O objetivo é reduzir a recolha anual em 60 milhões de litros de leite para alegadamente ‘garantir a valorização máxima do preço do leite’. Parece que serão os produtores resistentes a pagar esse resgate com a desvalorização imediata do preço” adianta a Associação dos Produtores de Leite de Portugal que ressalva o facto na última década o país ter tido preços médios quase sempre abaixo da média da Europa.

 

“Um cêntimo por litro pode parecer insignificante mas representa um ordenado mínimo numa empresa familiar de dimensão média com cerca de 50 vacas em produção. Além disso, sendo a Lactogal a maior indústria, o preço que paga costuma ser a referência para os outros compradores, pelo que esta descida pode prejudicar também produtores de outras empresas”, avisa a Aprolep.

Recorde-se que o ministro da Agricultura, Capoulas Santos, defendeu publicamente o restabelecimento de quotas leiteiras na União Europeia como forma de equilibrar o mercado.