Agricultura

Ministra da Agricultura diz que é preciso apoiar a pequena agricultura e promover a renovação geracional

Ministra da Agricultura diz que é preciso apoiar a pequena agricultura e promover a renovação geracional

A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, considera ser “necessário apoiar a pequena agricultura e promover a renovação geracional”. A afirmação foi enunciada num encontro com o Conselho de Presidentes da Confederação dos Agricultores de Portugal, para celebrar os 44 anos da CAP.

Maria do Céu Albuquerque deixou um convite a todos: “vamos, juntos, continuar a fazer da nossa Agricultura um dos motores de desenvolvimento sustentável em três dimensões que, jamais, podem estar desconectadas entre si: a dimensão ambiental, a dimensão económica e a dimensão social”.

A Ministra da Agricultura salientou, ainda, que “a agricultura é um dos setores da economia que está mais exposto aos riscos associados às alterações climáticas e à degradação do capital natural, como seja a erosão e a perda de produtividade do solo ou a escassez e falta de qualidade da água. É, então, fundamental que, cada vez mais, a exploração agrícola seja desenhada para a regeneração do ecossistema que lhe está subjacente”.

O objetivo é continuar “a ouvir os nossos parceiros, a trabalhar em proximidade, conscientes de que uma agricultura aliada a um desenvolvimento sustentável passa por aspetos tão diversos. Vão desde o apoio ao regadio eficiente, como fator de promoção da competitividade e da previsibilidade da atividade económica, a medidas para simplificar a vida dos agricultores, proteger a produtividade dos solos, facilitar o acesso à terra, promover a estruturação fundiária nos territórios de minifúndio, assegurar a viabilidade da agricultura familiar, estimular o empreendedorismo e a organização da produção, dinamizar novas formas de comercialização e de distribuição de proximidade, sem esquecer a busca de novos mercados”, salientou.