Agroindústria

PortugalFoods procura jovens empreendedores para inovar o setor agroalimentar

PortugalFoods procura jovens empreendedores para inovar o setor agroalimentar

Já estão abertas as candidaturas para a 4ª edição do Prémio ECOTROPHELIA Portugal, prémio promovido pela PortugalFoods e que dá aos jovens universitários a oportunidade de elevarem o seu espírito empreendedor e de desenvolverem as suas ideias, criando produtos alimentares inovadores. As candidaturas estão a decorrer online, até ao dia 13 de abril de 2020.

Depois de submetidas as candidaturas no site do ECOTROPHELIA Portugal, segue-se uma fase de avaliação das candidaturas e a escolha de 10 finalistas, que serão anunciados a 28 de abril de 2020. O grande vencedor, que será conhecido a 26 de maio, na Casa do Vinho Verde, no Porto, receberá 2 mil euros, bem como acompanhamento para desenvolver o seu projeto.

A iniciativa tem o objetivo de dinamizar e modernizar o setor agroalimentar com produtos eco inovadores que possam fazer a diferença neste ecossistema, que é já um dos que mais contribui para a economia nacional.

Durante os próximos meses, a PortugalFoods vai percorrer as instituições de ensino superior do país para dar a conhecer o prémio.

O “roadshow” arranca amanhã, dia 27, na Universidade do Minho, no âmbito das XXII Jornadas de Engenharia Biológica. Seguindo-se a Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, no Porto, a Universidade de Coimbra, o Instituto Politécnico de Castelo Branco, o Instituto Politécnico de Beja, a Universidade do Algarve, a Escola Superior Agrária de Coimbra e o Instituto Superior de Contabilidade e Administração. Novas datas e instituições de ensino serão anunciadas em breve.

“Há anos que trabalhamos de perto com as universidades e institutos politécnicos e conhecemos o empenho, criatividade e vontade dos nossos jovens, que, frequentemente, precisam apenas de quem os apoie no desenvolvimento dos projetos e o ECOTROPHELIA vem, precisamente, dar esse apoio. Queremos que o prémio seja o motor do empreendedorismo no setor, despertando os estudantes para as suas capacidades e talentos, que podem aqui ser potenciados. Na edição anterior, tivemos 20 produtos candidatos e acreditamos que podemos superar esse número”, refere Deolinda Silva, diretora executiva da PortugalFoods.

O vencedor ira também representar Portugal no ECOTROPHELIA Europe, iniciativa que já conta com 20 edições e onde participam mais 15 países, nomeadamente a Alemanha, Bélgica, Croácia, Dinamarca, Eslovénia, Espanha, França, Grécia, Holanda, Islândia, Itália, Lituânia, Reino Unido, Roménia e Sérvia. Este ano, o representante nacional foi o Salmar, uma conserva de salmão em escabeche com salicórnia desenvolvido por alunos do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa e do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto.