Vinhos

Região dos Vinhos Verdes prevê “excelente colheita”

Vinhos verdes já têm seguro de colheita para esta campanha

A Região dos Vinhos Verdes prevê “uma excelente colheita na vindima de 2016”. De acordo com a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV), a vindima deverá arrancar nas últimas semanas de setembro e apresenta uma previsão quantitativa com uma diminuição entre os 7 e os 10% nas uvas tintas e os 12 e as 15% nas uvas brancas.

“Dada a existência, na Região dos Vinhos Verdes, de uma área significativa de vinha nova na meia encosta – e, como tal, mais suscetível a uma situação de carência hídrica, perante as atuais condições de temperatura elevada e de baixos teores de humidade atmosférica -, poderá, nesta colheita, verificar-se uma diminuição no rendimento do mosto, o que, na verdade, pode revelar-se muito positivo quanto à qualidade da uva”, explica o enólogo António Cerdeira.

Por detrás da quebra de produção das uvas estão “temperaturas amenas e fraca precipitação durante o inverno, associadas a uma primavera chuvosa e com temperaturas inferiores à média dos últimos anos”.

Para Manuel Pinheiro, Presidente da CVRVV, “independentemente do rendimento do mosto que possa ser obtido na vindima, pois tudo dependerá das condições climáticas dos meses de agosto e setembro, estimamos uma redução da produção global na ordem dos 10% mas estamos expectantes quanto à excelente qualidade da colheita deste ano, que deverá ser superior aos outros anos”.

Na última campanha, a região dos vinhos verdes produziu cerca de 87 milhões de litros.