Tecnologia e máquinas agrícolas

Startup que criou robot para cortar ervas daninhas recebe investimento de empresa agrícola

O Husqvarna Group anunciou esta semana a aquisição de 25% da startup norte-americana Franklin Robotics, empresa que desenvolveu o Tertill, um robot movido a energia solar criado para destruir ervas daninhas em pequenas hortas e jardins de forma ecológica.

Criado pelo especialista em robótica Joe Jones, o Tertill é um robot movido a energia solar e capaz de suportar qualquer condição climatérica. Este robot conta com vários sensores e um algoritmo que lhe permite aprender ao longo do tempo, tornando-se mais eficiente no corte das indesejadas ervas daninhas. Uma das inovações é um sensor que lhe permite medir a altura das plantas e que o ajuda a decidir quais devem ser cortadas.

O Husqvarna Group, empresa que desenvolve cortadores de relva e motosserras, vê a aquisição da participação na startup como uma oportunidade para desenvolver novas soluções de robótica para o mercado agrícola.

De acordo com a empresa, com esta injeção de capital na companhia, a capacidade de comercialização da Franklin Robotics deverá ser reforçada, nomeadamente para fazer chegar o robot Tertill a novos mercados.