Agricultura

CDS quer que ministro da Agricultura explique o que está a ser feito para mitigar efeitos da seca

ministro da Agricultura

O CDS apresentou na passada semana um requerimento na Assembleia da República em que pede uma audição a Capoulas Santos na Comissão de Agricultura e Mar para que o ministro da Agricultura explique o que está a ser feito para mitigar os efeitos da seca que se vive no país e que está a afetar milhares de hectares com culturas agrícolas. Já na semana passada, o ministro da Agricultura tinha anunciado a criação de uma comissão interministerial para “acompanhar a evolução da situação de seca em Portugal”.

De acordo com o CDS-PP, é “urgente a implementação de medidas de apoio aos agricultores” e “perceber quais as atribuições da nova comissão”. O partido fala também do grupo de trabalho criado em 2012 para acompanhamento e avaliação dos impactos da seca vivida na altura e da qual, de acordo com o CDS, “não é conhecida nenhuma atuação recente desta comissão interministerial ou eventuais medidas que esteja a prever para minimizar os efeitos da seca que se avizinha”.

O partido acrescenta que “a fraca pluviosidade ocorrida neste outono/inverno, cujo nível se mantém abaixo do normal, está a provocar sérios prejuízos na atividade dos agricultores, quer ao nível da alimentação animal (prados, pastagens e culturas forrageiras), quer do desenvolvimento vegetativo de diversas outras culturas”.