Agricultura

Chivas Venture entregue a startup que quer erradicar pobreza na agricultura

Chivas Venture entregue a startup que quer erradicar pobreza na agricultura

A startup tailandesa Siam Organic foi a vencedora da edição deste ano do Chivas Venture, iniciativa da Chivas Regal para distinguir empreendedores sociais. A startup tem como missão erradicar a pobreza na agricultura de pequena escala e vai agora receber um financiamento de 400 mil dólares.

A final da terceira edição do Chivas Venture realizou-se em Los Angeles e levou 30 finalistas de cinco continentes a competir por uma parte do prémio de 1 milhão de dólares. O painel de júris, constituído por Halle Berry, atriz, Sonal Shah, fundadora e Diretora Executiva do Beeck Center for Social Impact + Innovation na Universidade de Georgetown, Adam Braun, fundador da MissionU, Pencils of Promise e autor premiado de The Promise of a Pencil, e Alexandre Ricard, Presidente e CEO da Pernod Ricard, que detém a Chivas Regal, avaliou cada negócio com base na sua capacidade de criar uma mudança sustentável na sociedade.

Para além da grande vencedora, foram também distinguidas a Recycle Points, uma startup da Nigéria que ajuda os consumidores a criar valor a partir dos desperdícios do quotidiano, a Bioestibas, da Colômbia, que produz um material de estiva ecológico a partir da decomposição de flores, a iDrop Water, uma startup sul-africana com a missão de mudar o comportamento de consumo e venda de água em África através de unidades de venda automática purificadores, e a israelita Intendu, dedicada à reabilitação cerebral através do uso de jogos de vídeo.

Para Alexandre Ricard, Presidente e CEO da Pernod Ricard,“os finalistas que acompanhámos são extraordinários. Ver o Neil, bem como os demais finalistas, serem bem-sucedidos far-nos-á sentir verdadeiramente realizados enquanto júris.”

Portugal foi representado pela startup Sun Concept, uma empresa de construção naval de embarcações alimentadas a energia solar e que venceu a final portuguesa entre 29 outras empresas nacionais. Nuno Oliveira, fundador da Sun Concept refere que “a participação no Chivas Venture permitiu-nos não só crescer em termos de visibilidade, como também conhecer as mais variadas ideias e personalidades de referência no mundo do empreendedorismo social.”