Tecnologia

Coolfarm cria sistema de produção de hortícolas para o retalho

Coolfarm - instore - Vida Rural (3)

A Coolfarm, empresa nacional que desenvolve software vocacionado para estufas ou ‘armazéns’ de produção agrícola em hidroponia, apresentou recentemente uma nova tecnologia desenvolvida a pensar no setor do retalho – o ‘In/store’. De acordo com a empresa, trata-se de uma estufa automática e inteligente pensada para ser integrada em supermercados, restaurantes ou armazéns que permite o cultivo vertical de hortícolas ao longo de todo o ano, com uma poupança de 90% de água.

Coolfarm - instore - Vida Rural (1)

De acordo com João Igor, Co-fundador da CoolFarm e responsável de Design e Comunicação da empresa, trata-se de uma “solução chave na mão para a produção local de vegetais frescos. Este sistema é intuitivo, inteligente e automático, contando com um ambiente limpo e climatizado no interior, perfeito para fornecer as condições ideais ao crescimento de vegetais de qualidade superior como alfaces, agriões, beterrabas, folhas verdes, ervas, flores, e para a germinação de plantas. Este sistema usa 90% menos água do que a agricultura tradicional e dispensa o uso de pesticidas e herbicidas. É composto por módulos que começam em cerca de 100 metros quadrados de área de produção, mas que podem ser facilmente aumentados tanto vertical como horizontalmente, proporcionando um rápido retorno do investimento aos seus compradores.”

Esta tecnologia é, segundo a Coolfarm, fruto de três anos de estudo e pretende resolver lacunas sentidas pelo setor, “permitindo uma maior democratização na produção de vegetais de qualidade superior”. Para além disso, a empresa defende que esta nova tecnologia vem permitir que não haja qualquer tipo de contaminação, “uma vez que os operadores não entram na máquina e não é necessário semear ou colher pois a CoolFarm oferece embalagens pré-preparadas já com sementes, facilitando desta forma todo o processo. Os clientes finais obtêm toda a frescura possível pois as plantas são vendidas ainda vivas.”

Coolfarm - instore - Vida Rural (2)

O ‘In/store’ pode ser controlado localmente ou remotamente, através de um computador ou smartphone, e possui duas colunas de tabuleiros móveis de cultivo hidropónico; um elevador central que traz os tabuleiros até ao operador; um sistema de fertirrigação; sensores de qualidade para medir todas as variáveis relativas às plantas; luzes de crescimento LED; as condições climáticas ideais e uma antecâmara.

O sistema tem um custo estimado de 1500 euros por metro quadrado e conta já com 3 milhões de euros em encomendas desde que foi apresentado no passado mês de março, na EuroShop, revela a Coolfarm.