Tecnologia

Espanhóis querem usar drones para controlar aplicação de apoios da PAC

tecnologia agrícola

As autoridades espanholas estão a considerar a possibilidade de fazer uso de veículos aéreos não tripulados para controlar a aplicação dos apoios da PAC. De acordo com a publicação Agricultura e Mar, a ministra da Agricultura espanhola já revelou que está a estudar esta possibilidade já que estas tecnologias poderão ajudar a conseguir maior eficiência no controlo dos apoios, reduzindo complexidade e custos.

Carmen García Frago, diretora geral de Fundos Agrários de Espanha, revela que já assistiu a uma demonstração técnica destes drones no terreno e conseguiu chegar à conclusão de que “a técnica da fotografia esférica, a cerca de 100 metros de altura, permite obter informação de campo de cerca de 100 hectares em 30 minutos”, permitindo conhecer as culturas e o seu estado.

Para além disso, os testes realizados pelos espanhóis com câmaras multiespectrais e com infravermelhos permitem captar problemas que o olho humano não é capaz de detetar, o que permite fazer um diagnóstico mais completo das culturas e detetar doenças e pragas.