batata

Governo vai apoiar produtores de batata com linha de crédito 3 M€

Governo vai apoiar produtores de batata com linha de crédito 3 M€

Foi esta semana aprovado em Conselho de Ministros o decreto-lei que vem criar a linha de crédito garantida para armazenagem da batata, uma resposta aos operadores do setor que têm reclamado condições de mercado pouco favoráveis.

O objetivo desta linha de crédito agora criada pelo Executivo é financiar a armazenagem do produto para venda posterior, em condições económicas mais favoráveis, e estabelece um valor individual garantido de 60 euros por tonelada de batata armazenada.

Os produtores de batata de conservação nacionais têm-se confrontado este ano com vários desequilíbrios que vieram impor uma descida no preço de venda do produtor para valores abaixo do custo de produção. De acordo com o Ministério da Agricultura, “a retirada de parte da produção do circuito comercial é a medida adequada para restabelecer o equilíbrio entre a oferta e a procura”.

Nesse sentido, o Governo decidiu apoiar a armazenagem e a conservação da batata durante o período em que os preços estão mais baixos, permitindo desta forma que a produção seja ser lançada no mercado mais tarde, a preços mais elevados e compensadores.