Banca

Presidente da República destaca papel do Crédito Agrícola para a “coesão nacional”

Marcelo Rebelo de Sousa - conferencia Crédito Agrícola - Vida Rural

O Crédito Agrícola promoveu recentemente a conferência ‘Cooperativismo financeiro no atual contexto económico’, evento no qual marcaram presença personalidades como o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, e a Administradora do Banco de Portugal, Elisa Ferreira.

Durante a sua intervenção, Marcelo Rebelo de Sousa elogiou o trabalho do Crédito Agrícola, destacando a forma “ímpar como as Caixas têm servido o país” e o “importante papel do Crédito Agrícola para a coesão nacional”. Para além do Presidente da República, também o Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, considerou que o trabalho que tem sido feito pela instituição financeira como “determinante para o desenvolvimento das regiões e para a evolução e sucesso do próprio sector agrícola”.

Já Elisa Ferreira, Administradora do Banco de Portugal, referiu que “a banca cooperativa – a que recolhe e gere poupanças e as transforma em emprego e atividade económica – tem de ser mantida”. Licínio Pina, Presidente do Conselho de Administração Executivo da Caixa Central, lembrou por sua vez que “são os valores que estão na base do cooperativismo – proximidade, solidariedade, resiliência, confiança e apoio social – que têm ditado a resiliência do Crédito Agrícola”.

O Crédito Agrícola faz parte de uma rede europeia de bancos cooperativos que é composta por 4050 instituições que, em conjunto, detêm cerca de 58 mil balcões e 79 milhões de associados.