Hortofrutícolas

Produção de banana da Madeira vai atingir novo recorde

Produção de banana da Madeira vai atingir novo recorde

A produção de banana da região autónoma da Madeira deverá atingir este ano cerca de 22 mil toneladas, um crescimento de 800 toneladas face à campanha anterior. A previsão foi avançada pelo secretário regional da Agricultura, Humberto Vasconcelos, durante uma visita à XVII Mostra Regional da Banana.

“Já temos mais 800 toneladas processadas relativamente ao ano passado e estamos a desenvolver um grande trabalho junto dos intermediários e comerciantes no mercado nacional para que o escoamento se faça naturalmente”, revelou.

De acordo com o membro do Executivo madeirense, apesar de 85% da produção ser comercializada no território continental, a banana oriunda da Madeira representa apenas 10% do total ao dispor dos consumidores portugueses. “No verão, a banana da Madeira encontra a grande concorrência da banana oriunda da América do Sul, que chega a Portugal a um preço muito baixo”, explicou.

Com o objetivo de defender e promover os produtos da agricultura regional, o Governo madeirense está já a investir em novos sistemas de certificação de qualidade.