Agricultura

98% da agricultura angolana ainda é feita sem recurso a mecanização

Estas 5 culturas são rentáveis. Veja como produzi-las!

A agricultura angolana ainda é feita, sobretudo, com recurso a trabalho manual e enxadas. De acordo com a Lusa, em 98% dos terrenos agrícolas do país, o cultivo é feito sem mecanização.

Estes números foram recentemente revelados pelo ministro da Agricultura de Angola, Marcos Alexandre Nhunga, que durante uma reunião com agentes económicos e empresas do setor agrícola referiu que apenas 2% dos hectares de cultivo do país são preparados com “recurso a mecanização e tração animal”.

“A atividade de produção agrícola no país debate-se com o problema do baixo uso de mecanização na preparação de terras”, explicou.

A agricultura tem sido uma das principais preocupações do Governo angolano, que já pediu inclusive a empresas de construção que estão paradas que se envolvam no setor.

O país continua a debater-se com a reduzida produção para as necessidades de consumo da população. De acordo com Marcos Alexandre Nhunga, apesar de Angola dispor de “solos de elevada aptidão agrária, abundantes recursos hídricos e uma expressiva faixa da população dedicada às atividades do campo”, “a produção interna ainda, em muitas culturas, não satisfaz as necessidades de consumo”.