Agricultura

Açores vão direcionar verbas para reforçar capacidade estrutural da agricultura

Açores vão direcionar verbas para reforçar capacidade estrutural da agricultura

O presidente do Governo Regional dos Açores anunciou esta semana a intenção de direcionar verbas com o objetivo de reforçar a capacidade estrutural da agricultura da região. No site oficial do Governo dos Açores pode ler-se que o Executivo regional pretende aumentar a competitividade da agricultura dos Açores, assim como o rendimento dos agricultores.

“Entendemos que a situação presente deve, também, levar-nos a direcionar verbas que estejam disponíveis para o reforço da capacidade estrutural da nossa agricultura, para aumentar a sua competitividade e, por conseguinte, aumentar o rendimento dos agricultores”, defende Vasco Cordeiro, presidente do Governo Regional dos Açores.

Para Vasco Cordeiro, “a convicção no futuro do setor agrícola da Região assenta também em dados concretos e objetivos, como é a capacidade de atração que esta atividade demonstra ter junto dos jovens açorianos.”

“Basta referir que, através do programa PRORURAL+, já foram aprovados 77 projetos para novas explorações de jovens agricultores, num montante de apoio público ao investimento privado superior a 3 milhões de euros. Prevemos que, no próximo mês, sejam aprovados mais 92 projetos, no valor de 5 milhões de euros de apoio ao investimento na modernização das explorações agrícolas, permitindo, também, a instalação de mais 13 jovens agricultores”, refere.

Para além disso, o responsável referiu que, em 2018, será feito um reforço no investimento em caminhos, abastecimento de água e eletrificação das explorações, uma vez que o orçamento para esta área duplicou para um total de 6,6 milhões de euros.