Agricultura

Afinal o que esteve em debate no Conselho de Ministros da Agricultura da UE?

Afinal o que se debateu na conselho de ministros da Agricultura?

Os ministros da Agricultura da União Europeia estiveram esta semana reunidos em Conselho de Ministros para debater as principais preocupações do setor. Liderados pelo Comissário Europeu da Agricultura, Phil Hogan, os ministros debateram temas chave como o mercado do Leite e o futuro da PAC.

Durante a reunião, Phil Hogan defendeu que o mercado do leite está a estabilizar, mas é preciso olhar com precaução para as elevadas existências de leite e revelou que pretende apresentar uma proposta para avaliar que outras finalidades poderão ser dadas aos stocks existentes.

O Comissário voltou também a manifestar a intenção de publicar em novembro uma Comunicação da Comissão sobre o Futuro da PAC e em que sejam incluídos os objetivos de cumprimento da Agenda de 2013 para o Desenvolvimento Sustentável.

O futuro da PAC pós-2020 tem sido uma das maiores preocupações de Phil Hogan, que tem pedido a contribuição dos Estados-Membros na definição daquilo que deverá ser o próximo quadro de apoios para a Agricultura. Para já sabe-se que é possível que as contribuições financeiras dos Estados-Membros aumentem, devido à saída do Reino Unido da UE.