Agricultura

Agricultores franceses estão a salvar as suas culturas com…música

Agricultores franceses estão a salvar as suas culturas com…música

Os agricultores franceses estão a recorrer uma nova técnica para salvar as suas culturas agrícolas de fungos e pragas. De acordo com um artigo recentemente publicado pelo Le Figaro, os agricultores do país estão a utilizar a música como terapia para as suas culturas e estão a registar elevadas taxas de sucesso.

Um dos produtores ouvidos pelo jornal, Gilles Josuan, um pequeno produtor de curgetes do sul de França, garante que conseguiu combater uma praga do vírus do mosaico do tabaco com recurso a música. A ideia é da empresa Genodics SAS, que promete “tratar plantas com as proteínas da música”.

“Não tinha nada a perder, por isso quis tentar. Assim que comecei a emitir música nas minhas estufas, reparei na diferença”, revela o produtor, que explica que todas as notes transmite entre cinco a sete minutos de uma sequência musical harmoniosa, especificamente preparada pela Genodics, para as suas curgetes. O vírus continua presente nas culturas, mas é inibido pela música e os vestígios deixam de se manifestar na produção.

A empresa que está a promover este tratamento inovador promete taxas de sucesso de 70%, revelando que a técnica está já a ser utilizada por 130 produtores agrícolas franceses. De acordo com Pedro Ferrandiz, engenheiro co-fundador da Genodics SAS, em declarações ao Le Figaro, “a taxa de sucesso média é 70%”, sendo que a terapia é especialmente eficaz no combate ao míldio da videira.