Agricultura

Agricultura Lusitana em exposição

Agricultura Lusitana em exposição

Até 30 de dezembro de 2018 estará patente no Museu de Arte Popular a exposição ‘Agricultura Lusitana’, um projeto que envolveu 150 pessoas, de nove escolas de design, 22 ateliers de craft, e uma equipa de design para imergirem na realidade das Aldeias de Xisto.

No âmbito desta iniciativa, os artistas viveram a realidade das Aldeias de Xisto e inspiraram-se no seu contexto para criarem objetos que traduzissem a memória, a identidade cultural, os valores do território e o espírito português.

De acordo com os responsáveis pela exposição, o projeto apresenta “novos projetos que combinam conhecimento, atração de novos atores e mobilização comunitária na busca por novos caminhos de ligação à terra e de transformação dos lugares. (…) É sobre a nossa identidade que estamos a experimentar convocando a criatividade e o conhecimento. Afirmamos este território como um laboratório vivo, aberto a novos pensamentos e povoadores capazes de criar núcleos de transformação do tecido social que originem novas formas de fazer, estar e ser.”