Hortofrutícolas

Ananás dos Açores vai chegar às lojas em novos formatos em 2018

Ananás dos Açores vai chegar às lojas em novos formatos em 2018

O ananás dos Açores vai estar disponível em novos formatos nas lojas portugueses já em janeiro de 2018. De acordo com a cooperativa Profrutos, a atividade da cooperativa irá estender-se à produção de ananás dos Açores em quarta gama e a produtos frescos já processados e prontos a confecionar.

Álvaro Dâmaso, presidente da direção da cooperativa Profrutos, revela que o ananás será embalado e vendido nas superfícies comerciais já filetado, seco e para aperitivo, uma forma de se adaptar às novas realidades de consumo.

De acordo com o responsável, o ananás dos Açores, produzido de forma biológica, na ilha de São Miguel, é um produto sazonal que vende entre 40 a 50% da sua produção em dezembro, o que “torna bastante difícil a gestão da empresa em termos de tesouraria”.

“Além disso, o ananás tem um período de gestação muito longo, de dois anos, e um período de comercialização muito curto porque é extremamente perecível [20 dias]”, acrescenta.

O volume de produção de ananás dos Açores é de cerca de mil toneladas, 40% do qual é assegurado pela Profrutos que tem cerca de 200 produtores associados.