Tecnologia e Máquinas Agrícolas

As ‘Sexy machines’ estão de volta!

As ‘Sexy machines’ estão de volta!

Foi anunciado como o maior lançamento dos todos os tempos para a marca Valtra. A 4ª geração de tratores foi apresentada à imprensa no passado mês de junho, e juntou jornalistas de toda a Europa na Holanda para um test drive em campo. A Vida Rural juntou-se ao grupo e conta-lhe as principais novidades desta marca que arrecadou no início do ano o Prémio ‘Máquina do Ano’ no SIMA, em Paris, precisamente com o novíssimo A 104.

São mestres do design, ou não fosse uma marca made in Finland. Mas são muito mais do que uma marca de tratores bonitos. A Valtra soma e segue no reconhecimento internacional e nunca contabilizou tantos prémios como nos últimos três anos. A quarta geração de tratores chega agora ao mercado com todos os modelos disponíveis em Portugal, o que inclui toda a série A4 e os seus 7 modelos, com destaque para o premiado ‘Trator do ano’, o A104H. Mas também as novas máquinas das séries N,T e S que incluem as versões Smart Touch (de que falaremos mais à frente) e os novos N174, T254 e S394.

A série A

Fabricada em dois países diferentes, Finlândia e Brasil, os novos modelos da Série A4 respiram tecnologia de última geração e estão todos equipados com motores diesel AGCO Power fase IV, que vão dos 3,3 aos 4,4 litros, dependendo dos modelos. A habitual tecnologia SCR permite cumprir os requisitos ambientais contabilizar economia de combustível, uma questão sempre sensível nas contas dos agricultores.

As potências vão desde os 75 aos 130 cv e estão disponíveis três tamanhos de chassis. A cabine têm um novo desenho que rentabiliza o espaço e procura máxima eficiência ergonómica.

Nota ainda para a oferta de sete diferentes cores de série, para além da possibilidade de customização que é, aliás, imagem de marca da Valtra. A série A pode ser fabricada ‘à medida’, de acordo com as preferências do cliente, nos estúdios Valtra Unlimited.

Os tratores A já começaram a ser fabricados este verão e os primeiros tratores entraram em provas com clientes no passado mês de julho.

A série S ‘for every farmer hands’

O novo modelo S394 é a estrela da companhia da série S e traz mais potência (405 cv) aliada a uma espaçosa cabine de suspensão pneumática. Multifuncionalidade e conforto para o operador são os objetivos desta nova cabine que está disponível para todos os modelos da série S.

Quanto ao motor, o S394 incorpora o AGCO power 84 AWF, com custos de manutenção mais reduzidos devido aos novos ajustadores hidráulicos. Recorde-se que os modelos da Série S foram os primeiros tratores a incorporar o sistema de controlo de emissões SCR em 2008 e esta nova geração disponibiliza a última versão deste sistema.

Anunciado como tendo uma utilização mais fácil do que um smartphone, o painel de comando Smart Touch quer agilizar a experiência de condução para os agricultores, sejam jovens ou mais velhos. A marca apostou num painel intuitivo onde é possível aceder às principais funcionalidades com apenas dois comandos (para perceber melhor esta funcionalidade pode ver o vídeo que gravamos no test drive na nossa página de Facebook).

Esta nova série também entra em produção este verão e prevê-se a entrada no mercado em setembro de 2017.