Agricultura

Cabo Verde prepara a agricultura para as alterações climáticas

Cabo Verde prepara a agricultura para as alterações climáticas

O Ministério da Agricultura e Meio Ambiente de Cabo Verde lançou recentemente um projeto que tem como objetivo preparar as práticas da agricultura familiar do país para as alterações climáticas.

Batizado de ‘Adaptação da Agricultura Familiar às Mudanças Climáticas’, este projeto terá uma duração de quatro anos e pretende criar alternativas às vulnerabilidades causadas pelos fenómenos ambientais e climatéricos, permitindo que os agricultores da região possam fortalecer as suas produções e melhorar as suas condições de vida, nomeadamente através da promoção da participação feminina e de jovens na agricultura familiar.

Segundo o Ministro da Agricultura e Meio Ambiente de Cabo Verde, Gilberto Silva, o arquipélago precisa de elaborar meios estratégicos para tornar a produção agropecuária mais produtiva, rentável, sustentável e adequada para garantir a segurança alimentar da população. Nesse sentido, o projeto do Governo irá focar-se em questões como a gestão da água, técnicas duráveis de exploração de recursos naturais e conservação do solo.