Pecuária

CAT lança smartphone com tecnologia que permite encontrar gado perdido

CAT lança smartphone com tecnologia que permite encontrar gado perdido

A CAT lançou recentemente um novo smartphone que quer ser o principal aliado dos produtores pecuários – o CAT S60. De acordo com a marca, graças a uma câmara térmica, este novo equipamento permite localizar animais perdidos e ainda identificar os animais mais vulneráveis.

Em declarações à VIDA RURAL, uma fonte da marca explica que “esta câmara em vez de fotográfica é uma câmara térmica, ou seja, em vez de detetar luz, deteta temperaturas e faz, assim, através da aplicação presente no telefone leitura das temperaturas para onde apontamos o equipamento”.

De acordo com a CAT, essa leitura de temperatura pode ser registada em imagem ou vídeo, como se fosse uma fotografia normal, e se existir um animal no local ficará registado. Para além disso, se o animal tiver passado pelo local há pouco tempo a câmara tem a capacidade de detetar o calor residual.

CAT lança smartphone com tecnologia que permite encontrar gado perdido

Rob Hodgkins, detentor de uma exploração pecuária no Reino Unido, acredita que “a tecnologia está a mudar a agropecuária de uma forma massiva e o meu CAT S60 tem sido uma enorme mais-valia para as minhas tarefas. Atualmente uso a câmara térmica, o que custaria uma fortuna há uns anos atrás, para me ajudar a encontrar os cordeiros perdidos do rebanho e que já se encontram em hipotermia. Também a tenho usado como indicador visual para assegurar que estou a utilizar a temperatura certa de glicose na seringa que injeto para os aquecer novamente.”

O smartphone conta com uma câmara térmica FLIR com um software que permite analisar um espetro de temperatura de até 400 graus Celsius. Para além disso, inclui ainda um sensor de qualidade de ar interior da Sensirion para alertar os utilizadores para os elevados níveis de poluentes de ar interior (Volatile Organic Compounds ou VOCs).