Hortofrutícolas

Cereja do Fundão chega ao mercado

Cereja do Fundão chega ao mercado

A campanha da Cereja do Fundão 2018 foi apresentada na quarta-feira (dia 30 de maio) no Mercado Municipal de Alvalade, local onde o município do Fundão vai ter entre 5 e 16 de junho uma banca com produtos regionais, como as cerejas e derivados deste fruto (bombons, pastéis, licores, chá e gin), queijos, vinhos, azeite e enchidos.

A Campanha da Cereja do Fundão 2018 é uma iniciativa que promove o produto e a região através de diversas ações em Lisboa, Porto, Algarve, Alentejo e Fundão.

“Estas iniciativas pretendem promover um produto de excelência que é aquele que mais dinamiza economicamente a região e que projeta o Fundão a nível nacional e internacional”, disse o presidente da Câmara Municipal do Fundão, Paulo Fernandes, salientando que “a Cereja do Fundão representa 20 milhões de euros na economia local”.

O presidente da autarquia afirmou ainda que “o desenvolvimento de atividades ligadas ao turismo e à gastronomia, inspiradas na nossa cereja, tem trazido maior valorização a um produto já tão reconhecido pela sua qualidade”, lembrando que “o investimento na investigação dos benefícios deste fruto para a saúde, em parceria com a Universidade de Medicina da UBI, bem como a introdução tecnológica do Agro IoT Centre vêm reforçar o valor da Cereja do Fundão, da inovação e da sustentabilidade do setor agrícola da nossa região”.

Rota Gastronómica da Cereja

A apresentação contou com a presença do chef Leopoldo Garcia Calhau, que fez um showcooking partindo da Cereja do Fundão. O chef será precisamente um dos vários chefs que estarão presentes na Festa da Cereja, que este ano se realiza de 8 a 10 de junho em Alcongosta, aldeia do concelho do Fundão.

Paulo Fernandes apresentou igualmente a Rota Gastronómica da Cereja do Fundão 2018, que vai acontecer entre 15 e 30 de junho, uma iniciativa a nível nacional que abrange diversos restaurantes de prestígio e que, este ano, além de Lisboa, Porto e Algarve, conta também com a participação de restaurantes do Alentejo.

Alguns dos restaurantes já confirmados para esta edição são a Tasca da Esquina, Loco, O Prado, À Justa, Quorum e Feitoria, todos em Lisboa; Pedro Lemos, Euskalduna e Cantinho do Avillez, no Porto; L’And, no Alentejo; e São Gabriel e Vila Joya, no Algarve.

O município anunciou ainda que, dia 10 de junho, haverá uma distribuição de cerejas em voos da TAP, dando a conhecer este produto de excelência aos vários turistas que todos os dias chegam ao nosso país. O turismo tem sido uma forte aposta do município do Fundão, que promove ainda atividades como passeios de balão, de comboio e de bicicleta pelos cerejais, ou o apadrinhamento de cerejeiras, apanha do fruto e piqueniques.

Para além destas iniciativas, há ainda o Festival Gastronómico “Fundão, Aqui Come-se Bem – Sabores da Cereja” que decorre em vários restaurantes e pastelarias do concelho durante todo o mês de junho.

Também em junho, nas gelatarias Santini pode-se degustar o gelado de Cereja do Fundão, uma parceria que já vai na 5ª edição.