Conferência VR

Como ser eficiente em pequena propriedade?

Quando o tema é eficiência, a dimensão faz a diferença. Mas técnicas de precisão e pequena propriedade não têm que ser incompatíveis, muito pelo contrário. Discutir esta questão em todas as suas dimensões é a proposta da conferência da VIDA RURAL Eficiênciocultura.

E para perceber como podemos ultrapassar estes desafios convidámos um grupo de especialistas para partilhar ideias numa mesa redonda imperdível: Rui Pinto, da Cooperativa de Felgueiras, vem falar de um caso de sucesso de reconversão cultural e de procura de culturas com valor acrescentado em pequena dimensão. Ana Meireles, da Private Smile, vem provar que a organização é o pilar para criar massa crítica e ganhar escala na produção de pequenos frutos. Isabel Valin, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, vai explicar o contributo da academia nesta matéria e Firmino Cordeiro, da AJAP, dará a sua visão sobre o contributo das políticas agrícolas para estimular a atividade agrícola na pequena propriedade.

Por falar em propriedade, a posse da terra é um tema sensível e o insucesso de sucessivos programas de emparcelamento são prova disso mesmo. Catarina Pinto Correia, advogada da Vieira de Almeida Sociedade de Advogados, vai explicar quais as soluções e alternativas para aquisição de terras para a atividade agrícola sem passar pela venda. Motivos de interesse não faltam. 19 Junho, 14h00, Porto Palácio Hotel.