Floresta

CTT e Quercus convocam portugueses para reflorestar Portugal

Os CTT e a associação ambientalista Quercus uniram-se para pedir aos portugueses que, ao longo dos próximos meses, ajudem a reflorestar a floresta portuguesa.

Os CTT e a associação ambientalista Quercus uniram-se para pedir aos portugueses que, ao longo dos próximos meses, ajudem a reflorestar a floresta portuguesa. A iniciativa ‘Uma árvore pela floresta’ vai já na sua quinta edição e incentiva os portugueses a plantar um sobreiro ou uma azinheira nas matas e áreas protegidas do país.

A ideia é simples: os CTT disponibilizam em cerca de 400 lojas de Norte a Sul do país kits destas duas espécies autóctones. Cada vez que alguém compra um destes kits, de sobreiro ou azinheira, a Quercus é alertada para que na próxima primavera proceda à sua plantação em zonas ardidas ou em zonas classificadas.

Se comprar uma árvore, poderá ainda registá-la em seu nome e receber informações sobre o seu desenvolvimento e sobre o local onde foi plantada, durante cerca de cinco anos, período durante o qual cada árvore é cuidada.

João Branco, presidente da Quercus, explica que “através da colaboração com várias entidades e voluntários, colhem-se sementes para produzir plantas, plantam-se árvores e arbustos, cuidam-se de bosques, previnem-se os fogos florestais e promove-se a educação ambiental através da preservação da biodiversidade e da floresta.”