Agricultura

Da horta para a mesa: Delhaize adere à tendência

Depois do Carrefour, a Delhaize Ahold é o mais recente retalhista a anunciar um projeto de ‘agricultura urbana’. De acordo com a Reuters, o projeto está a ser testado num dos seus supermercados em Bruxelas com o objetivo de tornar a cadeia de abastecimento da insígnia mais curta.

A agência noticiosa revela que a produção de hortícolas está a ser testada no telhado do supermercado, numa área total de 360 metros quadrados, com o retalhista a prometer a venda dos produtos na sua loja apenas algumas horas depois da colheita. Esta ‘horta urbana’ gera ainda a sua própria energia com painéis solares e através da recuperação do calor gerado pelo edifício da loja.

Marie Delvaulx, uma das responsáveis da loja citada pela Reuters, refere que esta é uma resposta a uma tendência de consumo crescente: a preocupação dos consumidores com a origem do que consomem e com uma alimentação saudável.

Para já a produção limita-se a tomates, alfaces e morangos, mas a Delhaize espera alargar a variedade de culturas em breve, com a insígnia a prever o alargamento do projeto piloto a outras lojas ainda este ano.