Agricultura

Emparcelamento “é o maior desafio para as próximas décadas”, diz ministro

Emparcelamento “é o maior desafio para as próximas décadas”, diz ministro

O ministro da Agricultura, Capoulas Santos, esteve recentemente no Parque Agrícola de Arazede, em Montemor-o-Velho, para conhecer a evolução dos trabalhos no âmbito do Plano de Intervenção em Espaço Rural, que pretende estimular o emparcelamento. De acordo com o Diário de Coimbra, o ministro classificou o emparcelamento como “o maior desafio para as próximas décadas”.

“Trata-se de uma Iniciativa pouco comum, para não dizer inédita. Quem dera ao Governo que a generalidade dos municípios colocasse esta questão nas suas prioridades políticas. Trata-se de criar condições para aumentar a competitividade de produção, a produtividade da agricultura e, com ela, a criação de emprego e de riqueza”, sublinhou o ministro sobre o Parque Agrícola de Arazede.

Capoulas Santos defendeu também que “em termos de propriedade rústica o cadastro é fundamental e, por isso, estamos a avançar nesse processo. Emparcelar é uma tarefa muito complexa, porque, muitas vezes, as ligações afetivas que as pessoas têm à terra criam dificuldades”.