Tecnologia e Máquinas Agrícolas

Espanhóis usam inteligência artificial para prever pragas da oliveira

Espanhóis usam inteligência artificial para prever pragas de azeitona-da-oliveira

A mosca-da-azeitona é uma das principais pragas da oliveira, provocando perdas económicas importantes aos olivicultores. Mas a região de Andaluzia, em Espanha, colocou recentemente em marcha uma experiência piloto que pretende testar a utilização de inteligência artificial para prever pragas de azeitona-da-oliveira.

De acordo com a Oleo Revista, para o Conselho de Agricultura da região, “contar com informação sobre o comportamento da praga de forma antecipada é uma ferramenta muito poderosa para os técnicos e agricultores para uma gestão integrada de pragas, já que permite melhorar a tomada de decisões, conhecer as zonas de maior risco e incidência e desenhar medidas de controlo de uma forma mais eficiente e sustentável”.

Para conseguir alimentar este modelo de inteligência artificial que através de técnicas de machine learning pode prever o comportamento da praga, a região baseou-se em dados da Rede de Alerta e Informação Fitossanitária de Andaluzia.  A tecnologia consegue, assim, fazer uma análise semana que inclui dados como uma previsão da percentagem de azeitonas picadas pelo inseto e outros parâmetros que devem ser tidos em conta para uma gestão integrada de pragas.

A experiência piloto inclui 12 agrupamentos de produção integrada, com um total de 9000 hectares de olival, e pode beneficiar cerca de 1568 agricultores da região.