Agricultura

Famalicão investe 250 mil euros no combate à vespa asiática

Vila Nova de Famalicão investe 250 mil euros na destruição de ninhos de vespa asiática

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão vai investir cerca de 250 mil euros até 2020 na destruição de ninhos de vespa asiática. De acordo com a autarquia, o investimento foi aprovado numa reunião camarária esta semana com o objetivo de “assegurar a continuidade do trabalho que o município famalicense tem vindo a desenvolver ao longo dos últimos anos, através dos serviços da Proteção Civil, Saúde Pública e Ambiente, e em colaboração com a Associação dos Silvicultores do Vale do Ave (ASVA), de vigilância e controlo desta espécie invasora”.

Desde 2014, já foram sinalizados no município de Vila Nova de Famalicão cerca de 2000 ninhos de vespa asiática, tendo a autarquia procedido à destruição de cerca de “1500 após confirmação da natureza dos mesmos”.

De acordo com a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, “um abate pode custar entre 80 e 150 euros, dependendo da complexidade da intervenção”. “O tempo de espera, depois do alerta, para um abate tem variado entre as 48 e as 72 horas, dependendo da complexidade, salvo os casos em que é necessário recorrer a uma logística diferente, como por exemplo recurso a uma autoescada dos bombeiros”, acrescenta.