Agricultura

Futuro da agricultura açoriana passa pela modernização

Futuro da agricultura açoriana passa pela modernização

Quem o diz é Fernando Sousa, Diretor Regional do Desenvolvimento Rural dos Açores: o futuro da agricultura dos Açores passa por uma contínua aposta na modernização das explorações. De acordo com a publicação regional Açoriano Oriental, o responsável acredita que a modernização é que vai garantir que os produtos açorianos sejam uma referência de qualidade.

“A estratégia do Governo relativamente ao futuro da agricultura é continuar com a aposta na melhoria das explorações agrícolas, na dotação de melhores infraestruturas, para que, cada vez mais, a qualidade dos produtos açorianos seja uma referência não só no mercado interno, mas principalmente no mercado externo”, defende.

Para além disso, o Diretor Regional do Desenvolvimento Rural acredita que o futuro da economia agrícola açoriana tem que ter em conta a necessidade de contribuir para a melhoria do rendimento dos agricultores, nomeadamente através da venda dos seus produtos em novos mercados.

Fernando Sousa afirma ainda que que a produção agrícola no arquipélago é “muito respeitadora do ambiente e da natureza” e que os produtores da região não estão alheios à tendência de produção em modo biológico. Nesse sentido, está a ser delineada uma estratégia regional para a produção em modo biológico.

“A Região já tem atualmente organizações que se juntaram para enveredar por este modo de produção e isso é muito benéfico para os Açores”, afirma Fernando Sousa.