Financiamento

Governo açoriano disponibiliza 2 M€ para apoiar agricultores afetados pela seca

Governo açoriano disponibiliza 2 M€ para apoiar agricultores afetados pela seca

O Governo Regional dos Açores vai disponibilizar cerca de 2 milhões de euros para a importação de alimentação animal. De acordo com o Açoriano Oriental, o objetivo é apoiar os agricultores afetados pela seca na região.

De acordo com o responsável pela pasta da Agricultura na região, João Ponte, ao todo deverão ser importadas 20 mil toneladas de alimentação animal, o que “representa naturalmente um esforço financeiro por parte do Governo” necessário para resolver uma “situação muito complexa e até dramática”, referiu.

“Não são novidade as secas no período do verão, mas ter uma seca depois de dois meses em que praticamente não choveu é muito dramático”, explicou ainda o responsável, referindo que este ano haverá uma duplicação do valor do apoio face a anos anteriores.

João Ponte anunciou também que nos próximos dias o Governo Açoriano abrirá o período de candidaturas para os agricultores que estão a sofrer prejuízos na produção de milho forrageiro e produtos hortícolas acima de 25%. Segundo o responsável, no caso dos hortícolas, “existe já um conjunto de produções que estão afetadas” e no caso do milho as perdas chegam quase aos 100% em alguns produtores.

No início deste ano, o Governo Regional dos Açores pediu um reforço dos fundos para a agricultura no âmbito do próximo quadro comunitário de apoios, defendendo que o setor ainda carece de modernização. De acordo com João Ponte, secretário regional da Agricultura e Florestas, é preciso dar melhores condições aos agricultores açorianos para que estes possam reduzir os seus custos produtivos e aumentar os seus rendimentos.