Regadio

Governo aprova 71 M€ para o programa nacional de regadios

Governo aprova 71 M€ para o programa nacional de regadios

O Ministério da Agricultura aprovou esta semana um investimento de cerca de 71 milhões de euros para o Programa Nacional de Regadios. De acordo com o gabinete de Capoulas Santos, este financiamento público irá ser aplicado em sete empreendimentos de regadio.

Em comunicado, o Ministério da Agricultura explica que “alguns destes projetos são integralmente novos, como são os casos dos regadios de Vilar Chão e Parada, Xévora, Várzea de Odeleite e Freixiel, enquanto noutros casos, Vale Madeiro e Minutos, se trata de ampliações. No caso da Estação Elevatória dos Álamos, trata-se de um investimento que tem como objetivo duplicar a capacidade de bombagem atualmente instalada.”

O Programa Nacional de Regadios, apresentado pelo Executivo no final de 2017, prevê um investimento global de 534 milhões de euros até 2022, devendo-se traduzir no desenvolvimento de 95 mil hectares de regadio e na criação de mais de 10 mil novos postos de trabalho permanentes.

Para o Ministro da Agricultura, Capoulas Santos, a medida tem como objetivo “apostar na valorização do território, imprimindo uma nova dinâmica de desenvolvimento do interior e de adaptação às alterações climáticas, contribuindo ao mesmo tempo para o autoaprovisionamento do país e para a redução das importações”.