Regadio

Governo disponibiliza 50 M€ para regadio em Bragança

Governo disponibiliza 50 M€ para regadio em Bragança

50 milhões de euros é quanto o ministério da Agricultura vai disponibilizar para a ampliação e reabilitação de infraestruturas de regadio no distrito de Bragança. A notícia foi avançada por Capoulas Santos, ministro da Agricultura, este domingo (11 de fevereiro), que disse também que estes fundos deverão ser executados até 2021 nos concelhos de Alfândega da Fé, Vila Flor, Mirandela e Vimioso.

De acordo com a TSF, esta aposta faz parte de “um conjunto de programas aprovados e outros em vias de aprovação que na totalidade superará, até 20211, um investimento superior a 50 milhões de euros”.

O valor será aplicado em diversas componentes do regadio, desde a construção de barragens, a ampliação de regadios existentes ou da alteração do seu sistema de rega e investimentos nas redes de caminhos e valas de drenagens para que quando chove demais as culturas não sejam prejudicadas.

Para Capoulas Santos, “a água e o regadio são hoje fatores fundamentais para a competitividade da agricultura e para combater as alterações climáticas que são hoje mais do que nunca visíveis”. Também por isso, o Governo anunciou no final de 2017 um Plano Nacional de Regadio, um projeto que prevê um investimento total de 400 milhões de euros e a construção de mais de 90 mil hectares de área de regadio, 48 mil dos quais em Alqueva.