Agricultura

Governo dos Açores quer reforço dos fundos para a agricultura no próximo quadro comunitário

Governo dos Açores quer reforço dos fundos para a agricultura no próximo quadro comunitário

O Governo Regional dos Açores quer um reforço dos fundos para a agricultura no âmbito do próximo quadro comunitário de apoios, defendendo que o setor ainda carece de modernização. Esta ideia será defendida pelo secretário regional da Agricultura durante a visita aos Açores do Comissário Europeu para a Agricultura, Phil Hogan, agendada para os dias 27 e 28 de junho.

De acordo com João Ponte, secretário regional da Agricultura e Florestas, é preciso dar melhores condições aos agricultores açorianos para que estes possam reduzir os seus custos produtivos e aumentar os seus rendimentos.

“Aquilo que queremos fazer até ao fim desta legislatura, que também coincide com o fim do atual quadro comunitário, é esgotar todas as verbas que temos destinadas para este fim, para que o setor agrícola continue a dar um salto qualitativo”, defendeu ainda em declarações à Lusa.

João Ponte acredita ainda que a visita de Phil Hogan à região “é uma boa oportunidade para mostramos a boa aplicação dos fundos e o salto qualitativo dado no setor, mas, sobretudo, evidenciar que somos uma Região Ultraperiférica, que temos um conjunto de sobrecustos em todas as produções e que isso tem de ser compensado”.