Cereais

Governo quer aumentar produção de cereais

Índice de preços dos alimentos da FAO atinge o valor mais alto desde outubro

O Governo quer estimular a produção de cereais no país, sobretudo nos territórios onde predomina o sequeiro. De acordo com o Correio do Alentejo, quem o diz é o ministro da Agricultura, Capoulas Santos, que em breve deverá apresentar em Conselho de Ministros a Estratégia Nacional para o Relançamento da Cerealicultura.

“Temos que criar condições para ver como é possível aumentar a produção de cereais em Portugal”, defende Capoulas Santos. Nesse sentido, o ministério da Agricultura criou um grupo de trabalho que inclui técnicos do próprio ministério e das organizações de produtores de cereais para desenhar “uma estratégia e um plano de ação para a recuperação da cerealicultura em Portugal, que é fundamental para a revitalização dos territórios de sequeiro e também para o abastecimento do país”.

“Neste momento, se tirarmos o milho, apenas abastecemos o país em cereais em 5% das nossas necessidades. E é evidente que se não se faz mais cereal porque não é muito competitivo fazê-lo nas nossas condições agroclimáticas”, explica o ministro da Agricultura.

“Estamos a olhar para os cereais de uma forma diferente. Foi uma atividade que foi caindo numa certa secundarização no âmbito das políticas nacionais e que nós queremos inverter através de ações concretas”, conclui Capoulas Santos.