Floresta

Governo quer contratar 1000 sapadores florestais até 2019

Governo quer contratar 1000 sapadores florestais até 2019

O Governo anunciou que pretende contratar, até 2019, 1000 sapadores florestais, que se irão juntar aos restantes 1500 profissionais atualmente existentes no nosso país. De acordo com o ministro da Agricultura, Capoulas Santos, esta é uma medida que vem com atraso, uma vez que no anterior Governo “não foi criada nenhuma nova equipa de sapadores florestais”.

“Estamos agora a recuperar praticamente uma década de estagnação nesta força, [para a qual se previa] que até 2003/2004 já tivesse efetivos que só em 2019 vai ter”, defendeu o ministro da Agricultura em entrevista à agência Lusa.

Este investimento será realizado pela Estrutura de Missão para a instalação do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais, presidida por Tiago Martins de Oliveira, e que foi criada em outubro deste ano depois dos incêndios que devastaram o país.

“Estamos a pretender fazer aquilo que é muito difícil, que é fazer depressa e bem, portanto temos de fazer com a velocidade possível, mas uma velocidade que seja compatível com soluções, que sejam soluções refletidas e soluções que possam ter efeitos positivos”, explicou Capoulas Santos.