Agricultura

Governo quer simplificação do acesso aos apoios da PAC e quotas leiteiras

Governo quer simplificação do acesso aos apoios da PAC e quotas leiteiras

Capoulas Santos, ministro da Agricultura, defendeu esta semana que é preciso simplificar os processos de candidatura aos apoios da PAC. Durante uma audição parlamentar na Comissão Eventual de Acompanhamento do Processo de Definição “Estratégia 2020”, o ministro defendeu que é necessário, no entanto, continuar a ter regras para a atribuição das verbas.

“Naturalmente que a simplificação é necessária, mas queremos simplificar com realismo, porque se trata da atribuição de dinheiros públicos e, naturalmente, tem que ser estabelecida com regras”, sublinhou.

Luis Capoulas Santos referiu ainda que, no que diz respeito ao orçamento do programa, a estratégia deverá passar por tomar decisões conjuntas com os restantes beneficiários. “Temos vindo a ultimar posições com Espanha e França e o objetivo é manter a negociação separada da PAC.”

Ministro da Agricultura quer restabelecimento das quotas leiteiras da UE

O ministro da Agricultura sublinhou ainda que irá defender, juntamente com os deputados e ministros portugueses, o restabelecimento do sistema de quotas leiteiras da União Europeia, que terminou em abril de 2015.

De acordo com Capoulas Santos, “se dependesse de nós, o regime mantinha-se. Vamos ver se os deputados e ministros portugueses são suficientes para restabelecer o regime de quotas. Bater-nos-emos por isso (…) Temos vindo a criticar muito o fim do regime, mas ele só aconteceu porque havia uma esmagadora maioria a favor. [Porém], no parlamento e na Comissão Europeia há hoje um grande número de pessoas a favor do regresso deste regime.”