Financiamento

Inovação agrícola recebe 20 M€ de investimento público

Inovação agrícola recebe 20 milhões de investimento público

São 75 os projetos de inovação na Agricultura que serão apoiados com um total de 20 milhões de euros do PDR 2020, no âmbito da medida ‘Competitividade e Sustentabilidade no Complexo Agro-Florestal’. De acordo com o ministério da Agricultura, tratam-se de projetos que serão colocados ao serviço do setor e dos agentes com investigação e conhecimento que permitirão melhorar a qualidade dos produtos e inovar na produção.

“Das 177 candidaturas apresentadas, envolvendo 1475 parceiros, representando todas as fileiras do setor, foram aprovados 75 projetos, envolvendo 654 parceiros. O investimento total em investigação e inovação ultrapassa os 32 milhões, dos quais 20,425 milhões de euros serão financiados através do Programa de Desenvolvimento Rural PDR 2020”, explica o ministério da Agricultura em comunicado.

Os 75 Grupos Operacionais apoiados são parcerias constituídas por empresas, designadamente agrícolas e agroindustriais, por centros de investigação e por instituições de Ensino Superior.

O objetivo da iniciativa é “a promoção da inovação tecnológica aplicada à resolução de problemas do setor ou a aplicação da inovação e do conhecimento no aproveitamento de novas oportunidades no âmbito do complexo agroflorestal, aumentado a competitividade e a eficiência na utilização dos recursos, promovendo o desenvolvimento territorial integrado”, acrescentam os responsáveis pela pasta da Agricultura.

Já na passada semana o Ministério da Agricultura anunciou o pagamento, através do IFAP, de 51 milhões de euros aos agricultores nacionais, nomeadamente 14,8 milhões de euros para o novo regime da vinha; 3,4 milhões de euros para o seguro vitícola de colheitas; 2,1 milhões de euros para ações de melhoria da produção e comercialização de Mel; 2 milhões de euros para a promoção do vinho em mercados de países terceiros; 6,5 milhões de euros de fundos operacionais para frutas e produtos hortícolas, e 15,5 milhões de euros para investimento no âmbito do PDR 2020.