Floresta

Laboratório para a gestão da floresta pronto a arrancar no próximo mês

Laboratório para a gestão da floresta pronto a arrancar no próximo mês

O INESC TEC foi a organização escolhida para acolher o novo Laboratório Colaborativo (CoLAB) ForestWISE – Collaborative Laboratory for Integrated Forest & Fire Wise Management, uma iniciativa que está pronta para arrancar em abril e que junta instituições e empresas no estudo da gestão integrada da floresta e do fogo em Portugal.

Os laboratórios colaborativos são uma iniciativa do Governo que tem como objetivo estimular a criação de emprego qualificado gerador de valor económico e social em Portugal, através da investigação e inovação, juntando empresas, universidades e centros científicos.

De acordo com os responsáveis pelo projeto que se prepara para arrancar, este laboratório irá debruçar-se sobre a gestão integrada da floresta, dos recursos naturais e dos fogos, na minimização dos riscos e nos novos conceitos de negócio e serviços para o setor da floresta.

O projeto terá, de acordo com os responsáveis, duas grandes áreas de intervenção: “uma a curto e médio prazo, que passa pela prevenção, gestão e combate dos fogos rurais, e outra a médio e longo prazo, referente à gestão da floresta. São duas agendas interligadas”.

José Manuel Mendonça, um dos responsáveis por este laboratório colaborativo, espera que daqui a cinco anos questões sobre a prevenção, a gestão e o combate aos fogos “deixem de ser tão importantes como agora”.