- Vida Rural - http://www.vidarural.pt -

Lesados pelos javalis pedem medidas de controlo ao Governo

Os representantes das Comissões de Agricultores Lesados por Javalis e outros Animais Selvagens estiveram no passado dia 27 de outubro reunidos na sede da Confederação Nacional da Agricultura (CNA) para debater “a situação descontrolada com os animais a provocar prejuízos [1].

Os agricultores lesados preparam-se para lançar uma petição sobre a matéria dirigida ao Presidente da Assembleia da República e para conhecimento a outras entidades e pedem ao Governo que tome medidas para controlar a população de javalis no país.

“Confirma-se que os animais selvagens continuam a invadir as explorações agrícolas e mesmo florestais e a causar grandes prejuízos em várias culturas, sazonais e permanentes, e até em vedações e sistemas de rega instalados. Em consequência, centenas de pequenos e médios agricultores têm sido obrigados a deixar de produzir, o que também prejudica a produção regional e nacional. Simultaneamente, registam-se frequentes acidentes rodoviários causados pelos animais que atravessam as vias viárias”, diz a CNA.

A Confederação Nacional da Agricultura diz ainda que durante a reunião deste domingo “reafirmou-se que a situação continua fora de controlo” e que são precisas medidas do Ministério da Agricultura e o ICNF – Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas.

A CNA diz que irá continuar a acompanhar a situação e a fazer pedidos de audiência ao Ministro do Ambiente e da Ação Climática e à Ministra da Agricultura, bem como à Comissão de Agricultura da Assembleia da República. Além disso, a organização diz que “caso os problemas com os animais selvagens continuem sem que, sobretudo, o Governo tome as medidas preconizadas e eficazes, os Agricultores lesados e a CNA e filiadas reservam-se desde já no direito de encararem tomar medidas de protesto e reclamação.”