Hortofrutícolas

Lusovini investe meio milhão para produzir uva de mesa em Angola

Lusovini investe meio milhão para produzir uva de mesa em Angola

A Lusovini prepara-se para instalar um campo de ensaio de produção de 12 variedades de uva de mesa em Angola. De acordo com a notícia avançada pela Lusa esta sexta-feira (14 de setembro), a empresa vai investir cerca de meio milhão de euros neste projeto ao longo dos próximos dois anos, valor que pode atingir os 8,5 milhões de euros se “o mercado da exportação responder bem”.

Citado pela agência noticiosa, Casimiro Gomes, presidente da Lusovini, revela que “o campo de ensaios representa um investimento de meio milhão de dólares (427 mil euros) para, ao longo de dois anos, estudarmos o comportamento das videiras que queremos plantar neste ‘terroir’”.

“Quando passarmos para a produção em larga escala, e se o mercado da exportação responder bem, o nosso investimento neste projeto agrícola poderá ir até aos dez milhões de dólares (8,5 milhões de euros)”, acrescenta ainda.

Este campo de ensaio será instalado em Kikuxi, zona agrícola situada na província de Luanda, e servirá para testar o comportamento das uvas e dos porta-enxertos naquele clima subtropical. Depois de estudadas as variedades, a empresa pretende plantar vinhas numa herdade de 800 hectares.

Atualmente, o produtor e distribuidor de vinhos conta já com empresas em mercados internacionais como EUA, Moçambique, Brasil e Angola.