Regadio

Ministro da Agricultura aprova 14 projetos de reabilitação de regadio no valor de 2 M€

Ministro da Agricultura aprova 14 projetos de reabilitação de regadio no valor de 2 M€

O Ministério da Agricultura aprovou recentemente 14 novos projetos de reabilitação de regadios tradicionais em Bragança, num investimento público total de 2 milhões de euros. De acordo com Capoulas Santos, ministro da Agricultura, ao todo serão beneficiados cerca de 900 pequenos agricultores em quatro concelhos.

Estes projetos integram o Programa Nacional de Regadios, uma medida que prevê um investimento global de 534 milhões de euros, até 2022, e a criação de 49 mil hectares de regadio e a reabilitação de outros 41 mil hectares.

“Estes projetos representam mais um investimento do Governo no desenvolvimento rural e na valorização do interior, criando mais e melhores condições para a fixação das populações e para o crescimento da pequena agricultura familiar”, defende Capoulas Santos sobre o investimento agora aprovado.

De acordo com o ministro da Agricultura, esta medida “faz parte de um projeto mais amplo de valorização dos territórios e da atividade agrícola, tornando-a mais produtiva e mais competitiva, nomeadamente através do uso mais eficiente da água (…) Governo pretende discriminar positivamente a agricultura familiar, de acordo com uma estratégia de apoio ao sector que se traduza na valorização da atividade e na consequente melhoria de rendimento para este segmento”.